O que é Arteterapia

O que é Arteterapia?

É uma prática terapêutica realizada por profissional cadastrado na Associação Regional, que utiliza os recursos expressivos (materiais gráficos, plásticos, sonoros, corporais e espaciais), a imaginação, a vivência simbólica e a verbalização nos processos pessoais ou do grupo, facilitando o autoconhecimento e a possibilidade de transformação para uma melhor qualidade de vida.

Quais são suas ferramentas?

A Arteterapia se utiliza das várias linguagens expressiva expressivas da Arte, afim  a fim de facilitar o diálogo e contato com o participante. Cada material possui características próprias que ajudam a mobilizar as questões do inconsciente e estas são ressignificadas e reelaboradas, vislumbrando outras possibilidades de se perceber as questões do cotidiano. Somente um profissional qualificado na área saberá escolher a técnica, material correto e o momento adequado para oferecer a melhor mediação para o objetivo e atingir objetivos terapêuticos.

Benefícios da Arteterapia:

A Arteterapia traz benefícios para o ser humano, em diferentes idades, instigando as habilidades próprias de cada um.

Aplicabilidade da Arteterapia:

Ter saúde é mais do que curar doenças, acreditamos que a Arteterapia promove uma melhor qualidade de vida e um envelhecimento mais pleno e saudável. Pode ser aplicada na área da saúde mental, na reabilitação, com pacientes oncológicos, em centros de recuperação, programas comunitários, grupos de apoio, bem como em escolas e empresas.

Pesquisas e Produção científica da Arteterapia no Brasil:

Em 2012 a UBAAT realizou um Catálogo de Trabalhos científicos em Arteterapia no Brasil: Pós-graduação Strito Sensu, (Mestrado, Doutorado, pós Doc); Pós-graduação Lato sensu, Formação e especialização. Levantamento dos Trabalhos científicos no Brasil, Trabalhos de conclusão de cursos, relatórios de estágios, teses de mestrado e dissertações de doutorado, contabilizando naquele então mais de 1.938 produções.
Em 2021/22 as Associações atualizaram as publicações produzidas pelos Arteterapeutas: TCC , Artigos , Livros, Dissertações de mestrado, Tese de Doutorados, trabalhos apresentados em Congressos Nacionais e Internacionais de Arteterapia.

As publicações envolvendo TCC, dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado, artigos, livros, revistas somam mais de 5.000 publicações. Afirma que a Arteterapia, no Brasil, vem se consolidando como campo de estudos científicos e pesquisas, transversalizando saberes e experiências em diversas áreas do conhecimento.