Atividades

A Associação de Arteterapia do Estado do Rio Grande do Sul – AATERGS, entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, foi oficialmente legalizada 21 do mês de Julho do ano de 2003.

A AATERGS surgiu por iniciativa de um grupo de arteterapeutas para representar aos profissionais de RS, a partir do Primeiro fórum Nacional de arteterapia realizado em Ouro Preto em 2002, incluindo-se profissionais de diversas instituições do estado.
Através do boletim informativo divulga o trabalho de seus associados e de eventos relacionados com a área e afins.

Hoje com mais de 60 sócios vindos dos mais diversos grupos de formação e cidades do RS desenvolve um trabalho de divulgação da profissão e do trabalho de seus associados, através de Seminários, meios de comunicação, palestras e intervenções.

Junto com a Secretaria de Saúde desenvolveu em 2005, seminário junto com o Museu de imagens do Inconsciente incluindo a arteterapia na formação dos residentes na saúde mental.

Colaborando no Congresso Brasileiro de Arteterapia desde seus inícios, assim como através de representantes no Conselho Diretor da UBAAT – União Brasileira de Associações de Arteterapia – onde participa desde antes de sua Fundação, realizando ação conjunta para o reconhecimento da arteterapia no Estado, no Brasil e internacionalmente, colaborando em ações que objetivam divulgar e valorizar o trabalho da área.

No ano de 2007 iniciou o 1º CICLO DE WORKHOPS E PALESTRAS temas relacionados com a área, buscando a troca de conhecimentos e aprimoramento de todos os participantes. Até agora mais de 150 pessoas participaram dele, ao longo dos encontros já realizados, e continua em 2008, com o 2º CICLO.
Tem como finalidade a de congregar arteterapeutas, instituições de Arteterapia bem como pessoas físicas e jurídicas interessadas na área da Arteterapia, representando-os em nível estadual, federal, nacional e internacional a fim de estabelecer intercâmbio de conhecimento, experiências, coordenando seus esforços, estudos e ações.

Desde sua fundação a Associação de Arteterapia de Rio Grande do Sul participou com representantes:
Em:
- comissões científicas do 6º e 7º Congressos de Arteterapia e com trabalhos apresentados,
- Ciclo de estudos,
- Semanas Acadêmicas,
- Feira de Pais Profissionais,
- Fóruns de Arteterapia

A AATERGS vem construindo espaços para o intercambio e troca de experiências entre arteterapeutas do estado. Por meio de encontros mensais teóricos práticos onde o clima de diálogo e troca amorosa só vem somando conhecimento e novas parcerias, estes sempre foram divulgados por meio do informativo da AATERGS que chega a mais de 3000 e-mails da área da saúde, psicologia e educação.
Hoje trabalha na organização do VIII congresso Brasileiro de Arteterapia a realizar-se em Canela - RS. Ele seria o resultado de algo que foi cultivado ao longo da história da Associação que sempre se mostrou transparente, conseqüente e estável, tentando o diálogo aberto entre todas as abordagens e arteterapeutas que a ela se dirigiam. Por isto mantém o perfil de acolher e estimular o trabalho ciente de cada um dos arteterapeutas, divulgando os trabalhos, por meio de trabalhos apresentados em congressos e por na valorização dos mesmos, nos encontros e divulgação de seus espaços e trabalhos, apoiando pesquisas e mantendo se firme enquanto aos seus objetivos estatutários.


Baixar a apresentação de power point:
Ações de arteterapeutas registrados - 1,33mb


 
 
   
Associação de Arteterapia do Estado do Rio Grande do Sul - AATERGS
Fone: (51) 9321-5354